top of page

STILASP realiza seminário de formação sindical

Dirigentes recebem treinamento para encarar os desafios que surgirão nestas próximas negociações


Hoje (18), no Auditório Fraternidade, do Leques Brasil, na Liberdade/SP, foi realizado o Seminário de Formação Sindical do STILASP.


O evento, que teve como objetivo fornecer treinamento para os companheiros e companheiras do meio sindical, contou com uma extensa programação que se iniciou às 8h e seguiu até às 17h30.


Dentre os assuntos tratados, destacamos a palestra do professor José Raimundo que, de forma dinâmica, realizou uma análise do atual cenário sindical e político, posicionando os presentes sobre os desafios que o sindicato já enfrentou e que ainda poderá enfrentar. Destacou também que o papel do sindicato não deve se resumir apenas a negociações e assembleias, mas se destacar na sociedade cumprindo papéis sociais, ajudando a comunidade e participando ativamente da política em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras.


O segundo palestrante, o Dr. Roberval Pedrosa, responsável jurídico pelo STILASP, destacou importantes pontos da legislação trabalhista e, por meio de ótimos exemplos, demonstrou como ao decorrer do tempo as forças políticas foram buscando formas e ferramentas para reduzir os direitos dos trabalhadores.


“A reforma trabalhista não veio para atender o interesse da classe dos trabalhadores, mas sim dos patrões, da elite, o mesmo se aplica a reforma da previdência. Nós, como sindicato, temos o dever de lutar pelo reajuste digno do salário e pela conquista de benefícios para os trabalhadores.” - Dr. Roberval Pedrosa


Encerrando a sequência de palestras e discussões, o companheiro José Carlos trouxe grandes reflexões sobre o comportamento nas mesas de negociações e a importância do dirigente estar preparado diante de patrões que, como regra, sempre estão muito bem assessorados e alertas para pegar quaisquer brechas que permitam uma vantagem na negociação.


“O dirigente que chega a uma mesa de negociação com as mãos abanando, sem informações e sem ter se preocupado com a seriedade deste ato, não só acaba sendo ‘engolido’ pelos patrões como desqualifica o trabalho que os outros, que levam a sério, estão fazendo. Negociação, assembleia e demais eventos devem ser executados de forma séria e com o preparo adequado.” - José Carlos


“O ano já começou repleto de atividades, obrigações e com uma agenda repleta de negociações que vão decidir valores e benefícios para os trabalhadores, é uma responsabilidade muito grande. Eu sei que o trabalhador e a trabalhadora esperam sempre resultados satisfatórios nas negociações e nós temos a obrigação de nos prepararmos adequadamente para isso; eu quero uma diretoria forte, preparada e corajosa para enfrentar todas as dificuldades; treinamento, preparo e diálogo são essenciais para construir ‘campeões’ e é isso o que fizemos aqui hoje.” Carlos Oliveira - Presidente STILASP


Fortaleça seu sindicato, conte com o STILASP!






Comentários


bottom of page