top of page

O papel do sindicalismo moderno e a tentativa de golpe da direita no Brasil

Em reunião da executiva da Central única dos trabalhadores, realizada em 11 de novembro de 2014, o ex presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva falou sobre o papel do movimento sindical para os próximos anos. Lula disse que as entidades sindicais precisam agir além do chão de fábrica, e criticou os setores da sociedade que promovem a negação da política.

“O que nós estamos vendo é um trabalho muito sério da direita, e sobretudo dos meios de comunicação, pra conduzir a sociedade a negar a política. Na hora que eles tentam falar que nenhum político presta, e nós sabemos quem presta e quem não presta, e o objetivo deles sempre foi atacar os partidos de esquerda e sobretudo o PT, ou seja, quando eles resolvem fazer essa negação da política, o que que eles estão querendo fazer? Não sobra nada fora da política. Não tem nenhuma hipótese de você mudar a política, fora da política. O que que deu no Egito? Todo mundo achava maravilhoso, não porque a primavera teve árvore e foi maravilhosa, o povo foi pra rua e derrubou “Mubarak”. Quem é que tá no governo do Egito hoje? As forças armadas.


Nós temos que fazer uma análise profunda. Como é que está o mundo do trabalho hoje na nossa categoria, quem são os trabalhadores que estão na nossa categoria? Eu as vezes me assusto quando a gente vai na porta de fábrica lá em São Bernardo e não tem mais a peãozada que tinha no meu tempo. É muito moleque bem estudado, muito jovem, que está querendo fazer faculdade... Essa juventude, muitas vezes que contesta tudo que a gente faz ela sabe o que foi feito, ela tem história do que aconteceu, ela sabe o papel do pai dela no movimento sindical, ela sabe a importância da criação da central, ela sabe pra que serve? Se a gente não discutir isso, a gente não vai fazer com que essa nova geração saiba que as coisas que nós temos nesse país não vieram de graça. O movimento sindical não pode fazer sindicalismo apenas no chão da fábrica. Eu acho que nós temos que discutir e dar um passo adiante de qual é o nosso papel”, disse Lula.

O ex presidente Lula com Carlão da Alimentação

Fonte: Rede TVT (youtube.com)

bottom of page