STILASP defende redução da jornada no seminário da UGT em Campinas
- imprensa090
- 19 de ago.
- 1 min de leitura
Durante esta segunda-feira (19) dirigentes do STILASP participaram do seminário “Sindicato como instrumento de renascimento da consciência dos trabalhadores, que podem gerar mudanças em nosso país”, em Campinas e organizado pela UGT (União Geral dos Trabalhadores). Na ocasião, reafirmamos nossa posição combativa em defesa da redução da jornada de trabalho sem redução de salários como pauta estratégica da classe trabalhadora.
Carlos Vicente, presidente do STILASP, destacou que a redução da jornada é uma medida urgente e necessária para garantir qualidade de vida e justiça social, lembrando que a OIT (Organização Internacional do Trabalho) já recomenda, há décadas, o limite de 40 horas semanais:
“O Brasil não pode continuar preso a um modelo atrasado, que favorece apenas os interesses patronais enquanto adoece os trabalhadores”.
E também foi incisivo ao denunciar a desconexão dos parlamentares com a realidade do chão de fábrica. Para ele, a pressão organizada é o único caminho para mudar esse cenário:
“Não basta esperar boa vontade do Congresso. Precisamos estar em Brasília, ocupar espaço, dialogar e cobrar dos deputados. Vamos realizar reuniões e até cafés da manhã, se for preciso, para que compreendam a urgência da redução da jornada sem redução de salários.”
A nossa presença nesse seminário mostrou, mais uma vez, a importância de ocupar os espaços de debate político e social. É nesses momentos que se constrói a consciência coletiva, se articula com outras forças sindicais e se fortalece a luta.
Sindicalize-se!
Comunicação STILASP 🤝