top of page

STILASP participa de encontro na OIT, em Genebra

Nos dias 30 de setembro e 01 de outubro o nosso colaborador Francisco Luiz Oliveira esteve presente em Genebra, na Suíça, onde representou nosso sindicato (STILASP) e a Federação (STILASP) ao lado de vários líderes sindicais de outros países que representavam trabalhadores das empresas Philip Morris International (PMI).


Este encontro, que ocorreu na sede da OIT – Organização Internacional do Trabalho, teve como finalidade analisar os impactos da migração do cigarro convencional para o eletrônico e seus impactos no mercado de trabalho.


De acordo com Francisco, é evidente que o objetivo final do PMI é produzir, a longo prazo, apenas os cigarros eletrônicos a ponto de que a produção de cigarros convencionais seja completamente encerrada. Já é de conhecimento das lideranças sindicais que o desaparecimento dos cigarros convencionais causará uma redução drástica da força de trabalho do setor, das indústrias e campesinos agricultores, principalmente das famílias que dependem exclusivamente do cultivo da matéria prima para garantir sua sobrevivência.


A matéria-prima da produção do cigarro eletrônico é totalmente diferente do cigarro convencional, o que altera várias etapas de sua fabricação.


Francisco, ainda na OIT, apresentou aos demais companheiros a representação brasileira e lamentou a falta de representantes do Sul do Brasil, região onde atualmente estão a maioria dos trabalhadores da indústria da agricultura. Francisco também pontuou, de forma bem objetiva, que independentemente de filiação ou não de outras empresas do setor, a participação deles seria de extrema importância nas próximas reuniões, principalmente por se tratar da maioria do mercado brasileiro do tabaco, onde hoje é representado por mais de 70% do mercado, tanto na indústria como na agricultura.


Abaixo, confira algumas das fotos:

bottom of page