top of page

JBS | Assembleia é realizada

Foi realizada hoje (14/04) uma assembleia no Frigorifico Marba, do grupo JBS, que faz parte do setor de carnes e derivados, data base em 1º de abril, localizada em São Bernardo do Campo/SP.

A pauta principal foram as negociações coletivas em nível Estadual que já se iniciaram e, infelizmente os patrões não levam a sério as negociações.

SOMOS CONTRA! PL 4.330

Na 1ª reunião realizada no dia 07/04, terça-feira, na sede da federação da alimentação, o representante patronal veio com uma proposta vazia sem se quer falar no INPC como garantia, deixando claro que eles querem fechar abaixo deste índice, coisa que nunca aconteceu em nenhum setor que negociamos, disse ainda que, também neste ano, não vão aceitar inclusões de novas cláusulas como por exemplo a multa do PLR. Dada as circunstâncias, não teve jeito, ele ouviu o que queria e o que não queria, foi “chumbo” de todos os lados.

Como participam desta negociação vários sindicatos do Estado de São Paulo, após esta “brincadeira” resolvemos ir para as portas das empresas para realizarmos assembleias e informar aos trabalhadores a forma como são tratados por seus patrões.

A primeira foi realizada hoje no frigorifico Marba, onde os trabalhadores recusaram a forma de negociar dos patrões e estão dispostos a cruzar os braços, caso os patrões não tragam para a mesa, propostas que contemplem as reivindicações contidas na pauta entregue há mais de um mês para eles.

Outro assunto principal foi a TERCEIRIZAÇÃO PL 4.330, que a Câmara dos Deputados aprovou na semana passada e que traz no seu todo só PREJUIZO para os trabalhadores que, com o pretexto de regularizar a situação de 12 milhões de trabalhadores terceirizados eles querem, com aprovação deste Projeto de Lei 4.330, levar o prejuízo para os outros quase 40 milhões de trabalhadores brasileiros, ou seja, ao invés de eliminarmos este problema vamos deixa-lo bem maior.

Passamos todos os pontos que prejudicarão a vida dos trabalhadores se este PL 4.330 for aprovado. É muito importante que todos os trabalhadores inteligentemente recusem a REGULARIZAÇÃO DA TERCEIRIZAÇÃO.

Participaram deste ato o nosso presidente Carlão, grande parte dos dirigentes do nosso sindicato e mais vários companheiros de sindicatos do interior como: Neuza, representando a Federação da Alimentação do Estado de São Paulo, Marcos Araújo e Jefferson do Sindicato de Campinas, Roberto e Carluccio (Coordenador das negociações) do Sindicato de Presidente Prudente, Airton e Valdir do Sindicato de Sorocaba, Claudinei do Sindicato de Maracaí, Dulce (Coordenadora das negociações deste setor) do Sindicato de Araçatuba, Zacarias e José Luiz do Sindicato de Boituva.

Agradecemos a todos os trabalhadores do frigorifico Marba que se mobilizaram par ouvir com atenção nossas propostas.

bottom of page