top of page

MARFRIG PREPARA DEMISSÃO EM MASSA NA UNIDADE SANTO ANDRÉ



Os patrões estão fazendo a lição de casa de acordo com aquilo que foi planejado entre eles para levar o caos para os seus empregados, ou seja, usar de todos os artifícios para piorar a situação dos trabalhadores do nosso país. Estão fechando unidades fabris e administrativas, bem como fazendo demissões em massa, aumentando com isso o número de pais de famílias desempregados.

Desta vez foi o Frigorifico Marfrig, unidade de Santo André, que através dos tempos vem demonstrando a sua incapacidade administrativa, pois de tempos em tempos eles fecham esta unidade para depois reabri-la novamente. Sem contar os inúmeros problemas de relacionamento com seus trabalhadores gerados pela péssima administração da unidade.

A planta que conta com aproximadamente 180 funcionários vai passar, segundo a empresa, por uma redução das operações, que vinha sendo planejada há muito tempo, e que vai atingir diretamente até 150 trabalhadores, ou seja, verdadeira demissão em massa que a empresa escondeu a sete chaves por todo esse tempo, quebrando seu próprio código de ética que diz: “ser transparente por todo tempo”.

A empresa apresentou na quarta-feira (31/08), para o sindicato, uma proposta de plano social para os demitidos; a proposta está muito simples e pobre para contemplar o seu trabalhador que por muitos anos colaborou e vestiu a camisa da empresa dando seu suor.

Na quinta-feira (01/09) realizamos assembleia nos dois turnos existentes na empresa e elegemos uma comissão de fábrica para podermos preparar uma pauta para negociar um plano social decente para os trabalhadores, bem diferente daquilo que a empresa tinha apresentado. Na sexta-feira (02/09), nos reunimos para elaboração da pauta que foi apresentada para a empresa no mesmo dia. Na segunda-feira (05/09) nos reunimos com os representantes da empresa, na própria unidade de Santo André e após algumas considerações, a empresa repetiu a primeira proposta, já recusada pelo sindicato, que novamente foi recusada, agora, pelos trabalhadores. Após novas discussões os representantes solicitaram um tempo e retornaram com nova proposta, tão ridícula e pobre quanto a primeira.

Sindicato e comissão levaram a proposta para os trabalhadores em assembleia na última terça-feira (06/09). Quando a proposta foi apresentada para os trabalhadores foi uma decepção total e motivo de risos por parte de todos. A proposta foi reprovada e a decisão dos trabalhadores foi paralisar as atividades no dia de hoje.

Esperamos que a empresa se posicione e apresente uma nova proposta para que possamos levar aos trabalhadores em nova assembleia.

A assembleia foi conduzida pelos dirigentes, Abel, Goreth e Rubens responsáveis pela região do ABCDMRRP e contaram com o apoio dos companheiros Edson e David.

Nos reservamos o direito de corrigir quaisquer erros ortográficos e/ou de digitação.

bottom of page