Portal STILASP: Museus em SP com entrada gratuita
- Comunicação STILASP

- há 4 horas
- 6 min de leitura
A cultura também é um direito dos trabalhadores! Em São Paulo, diversos museus oferecem entrada gratuita em dias específicos e alguns, o tempo todo. São oportunidades de lazer, aprendizado e contato com a arte sem gastar nada, reforçando que acesso à cultura é parte essencial da qualidade de vida.
Confira abaixo alguns dos principais museus com entrada gratuita na capital:
Um dos espaços culturais mais charmosos da cidade, a Casa das Rosas nasceu como um equipamento dedicado à literatura. Depois de uma grande reforma tanto física quanto de identidade, passou a receber exposições de outras expressões artísticas. Não deixe de visitar o jardim, que é maravilhoso!
Onde? Av. Paulista, 37, Bela Vista – Estação Brigadeiro do Metrô
Quando? De terça a sábado, das 10h às 22h | Domingos e feriados, das 10h às 18h - Entrada sempre grátis
Localizado em uma charmosa casa no bairro do Pacaembu, o museu é dedicado à memória do poeta, tradutor e jornalista Guilherme de Almeida. Além da exposição permanente, a Casa promove cursos, palestras, oficinas e eventos sobre literatura, tradução e arte. É um lugar ideal para quem se interessa por história, poesia e pelo movimento modernista no Brasil.
Onde? R. Macapá, 187, Pacaembu – Estação Sumaré do Metrô
Quando? De terça a domingo, das 10h às 18h - Entrada sempre grátis
Um dos mais icônicos do Brasil, não só por seu acervo excepcional, mas também pela sua arquitetura marcante. Projetado por Lina Bo Bardi, o prédio suspenso na Avenida Paulista abriga uma das coleções de arte mais importantes da América Latina, com obras de mestres como Van Gogh, Rembrandt, Portinari e Anita Malfatti. O MASP se destaca ainda por suas exposições temporárias inovadoras!
Onde? Avenida Paulista, 1578, Bela Vista -Estação Trianon-Masp
Quando? Terça a domingo, das 10h às 18h | Quinta-feira até 20h
Entrada grátis às terças-feiras, das 10h às 18h; e às sextas-feiras, das 18h às 21h (mediante a reserva de ingresso no site oficial)
O espaço preserva a trajetória dos imigrantes japoneses desde sua chegada ao país em 1908. Com um acervo de mais de 97 mil itens, incluindo documentos, fotografias, objetos pessoais e obras de arte, o espaço retrata a influência da cultura japonesa na sociedade brasileira. O museu é um ponto de referência para quem deseja conhecer mais sobre a história da imigração e a fusão entre as duas culturas ao longo do século XX.
Onde? Rua São Joaquim, 381, Liberdade- Estação São Joaquim
Quando? Terça a domingo, das 13h30 às 17h
Entrada Gratuita às quartas-feiras
O MAC USP reúne uma das maiores coleções de arte moderna e contemporânea da América Latina, com obras de Picasso, Matisse e Tarsila do Amaral. Instalado no prédio projetado por Oscar Niemeyer, ao lado do Parque Ibirapuera, o MAC promove exposições temporárias e atividades educativas. Não deixe de visitar o terraço do museu, com uma vista panorâmica incrível da cidade!
Onde? Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301, Ibirapuera – Estação AACD-Servidor + ônibus
Quando? Terça a domingo, das 10h às 21h - Entrada sempre grátis
Após uma grande restauração, o Museu do Ipiranga voltou a ser um dos principais pontos turísticos de São Paulo. Instalado no imponente edifício-monumento no Parque da Independência, o museu apresenta um vasto acervo sobre a história do Brasil, com destaque para a pintura “Independência ou Morte”, de Pedro Américo.
Onde? Parque da Independência, Ipiranga – Estação Ipiranga + ônibus
Quando? Terça a domingo, das 11h às 17h
Entrada gratuita às quartas-feiras
Um espaço interativo dedicado à ciência e tecnologia, perfeito para crianças e pré-adolescentes. As exposições exploram temas como astronomia, biologia, física e sociedade, então é perfeito para ensinar sobre a terra, o céu e o mar de forma divertida.
Onde? Avenida Mercúrio, Parque Dom Pedro II, s/no – Estação Dom Pedro II
Quando? Terça a domingo, das 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h) De graça às terças, e também no primeiro domingo e na segunda quarta-feira do mês
Instalado no antigo prédio do Deops, um dos principais órgãos de repressão da ditadura militar, o Memorial preserva a história da resistência política no Brasil. Seu acervo conta com documentos, testemunhos e exposições sobre direitos humanos e democracia. Aquela história: lembrar para não repetir!
Onde? Largo General Osório, 66, Luz – Metrô Luz ou CPTM Júlio Prestes
Quando? Terça a domingo, das 10h às 17h30 - Entrada sempre grátis
Localizado no Parque Ibirapuera, o que já faz desse passeio um dos mais legais da lista, o museu apresenta um acervo riquíssimo sobre a cultura, a história e as contribuições dos povos africanos e afro-brasileiros. As exposições abordam arte, religião, escravidão, música e personalidades negras que marcaram a história do país. Imperdível!
Onde? Rua Pedro Álvares Cabral, s/nº, Pavilhão Manoel da Nóbrega, Parque do Ibirapuera, portão 10
Quando? Terça a domingo, das 10h às 18h (entrada até às 17h)
Entrada grátis às quintas-feiras e sábados
Dedicado ao design e à arquitetura brasileira, o museu apresenta móveis e objetos que contam a história da habitação no Brasil. Também promove exposições temporárias sobre urbanismo e sustentabilidade. Chiquérrimo!
Onde? Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.705, Jardim Paulistano – CPTM Cidade Jardim
Quando? Terça a domingo, das 10h às 18h
Entrada grátis aos sábados, domingos e feriados
Um dos espaços mais dinâmicos de São Paulo, o MIS reúne exposições sobre cinema, música, fotografia e arte digital. É conhecido por mostras imersivas de grandes artistas e cineastas, além de eventos como o CineMIS e o programa Notas Contemporâneas, que registra ao vivo depoimentos de compositores e intérpretes icônicos da música brasileira.
Onde? Av. Europa, 158, Jardim Europa
Quando? Terça a sexta, das 12h às 22h | Sábados, domingos e feriados, das 11h às 21h
Entrada grátis às terças-feiras
Instalado na antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás, o museu preserva a memória dos estrangeiros que chegaram ao Brasil ao longo dos séculos. Seu acervo conta com objetos, documentos e exposições que destacam a diversidade cultural do país. É um lugar perfeito para pesquisar a histórias de famílias que chegaram há muitos anos no Brasil.
Onde? Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, Mooca – Metrô Bresser-Mooca
Quando? Terça a sábado, das 9h às 17h | Domingos, das 10h às 17h
Entrada grátis aos sábados
Dedicado ao idioma que une milhões de falantes ao redor do mundo, o museu apresenta exposições interativas sobre a evolução da língua portuguesa, sua diversidade e influências. Conta com experiências imersivas, projeções e áudios que encantam os visitantes. Uma oportunidade de saber a origem de várias palavras que usamos no dia a dia e nossas conexões com outros países.
Onde? Praça da Luz, s/nº, Luz – Metrô e CPTM Luz
Quando? Terça a domingo, das 10h às 18h | Última terça-feira do mês, aberto até 22h (bilheteria até 21h)
Entrada grátis aos sábados
Abriga uma das coleções mais importantes de arte sacra do Brasil, com esculturas, pinturas, pratarias e relíquias religiosas de diferentes períodos históricos. O museu está instalado em um antigo convento do século XVIII.
Onde? Av. Tiradentes, 676, Luz – Metrô Tiradentes
Quando? Terça a sexta, das 9h às 17h | Sábados e domingos, das 10h às 18h
Entrada grátis aos sábados
Localizado no Estádio do Pacaembu, o museu celebra o esporte mais popular do Brasil. A exposição permanente reúne imagens, vídeos, interatividade e curiosidades sobre grandes craques, times e momentos históricos do futebol.
Onde? Praça Charles Miller, s/nº, Estádio Paulo Machado de Carvalho, Pacaembu – Estação Clínicas do Metrô (1,5 km)
Quando? Terça a domingo, das 9h às 18h (bilheteria até 17h)
Entrada grátis às quintas-feiras e sábados
O mais antigo museu de arte de São Paulo, com um acervo impressionante de obras brasileiras dos séculos XIX e XX, além de exposições temporárias de arte moderna e contemporânea. O prédio histórico, projetado por Ramos de Azevedo, é um espetáculo à parte.
Onde? Praça da Luz, 2, Luz – Metrô e CPTM Luz
Quando? Terça a domingo, das 10h às 17h30 (permanência até as 18h) | Quintas-feiras até 22h
Entrada grátis aos sábados e às quintas após 17h
Um dos principais centros de arte contemporânea do Brasil, dedicado a exposições experimentais e inovadoras. O espaço também promove palestras, oficinas e residências artísticas.
Onde? Av. da Universidade, 1, Cidade Universitária/USP, Butantã
Quando? Quarta a sexta, das 10h às 19h | Sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h - Entrada sempre grátis

Foto: Wikipedia - Wilfredor
Portal STILASP 🤝
Pelo direito à cidade e à dignidade dos trabalhadores da alimentação de São Paulo



